Retiro da LIAM - Sul

O P. Simão Varela, Missionário Espiritano de Cabo Verde, orientou o retiro com o tema "Alegres na Esperança", no Seminário da Torre d'Aguilha

No passado dia 02 de Abril, no Seminário da Torre da Aguilha, juntaram-se 105 liamistas para o seu habitual retiro quaresmal vindo das três Dioceses: Setúbal, Lisboa e Santarém.

O orientador do retiro foi o Pe. Simão Varela, Missionário Espiritano de Cabo Verde que se encontrava de passagem e que amavelmente aceitou o convite.

As reflexões foram do agrado de toda a gente pois tocaram duas grandes atitudes a ter em conta nos dias de hoje e na nossa pastoral missionária e que é o lema para assinalar os 150 anos da presença dos Missionários do Espírito Santo em Portugal: A Alegria e a Esperança. A partir da Palavra de Deus, o pregador convidou todos os participantes a Alegrarem-se no Senhor pois Ele é a fonte da verdadeira Alegria.

Celebramos a Eucaristia pelo meio-dia, presidida pelo Pe. Simão e concelebrada pelos Animadores Missionários, Pe. Nuno e Pe. Paulinuus, onde fomos exortados a não perder do nosso horizonte a alegria da Ressureição que é a maior das Alegrias.

A seguir ao almoço celebramos a Via Sacra pela mata do Seminário. Um tempo muito interessante que levou cada participante a interiorizar os mistérios da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Esta Via Sacra fez também a ligação com o centenário das Aparições em Fátima.

Terminamos com uma última reflexão onde ficou a clara exortação de fazermos da nossa acção pastoral missionária uma autêntica Alegria de Evangelizar com a Esperança sempre dum mundo melhor.

Um obrigado especial ao Pe. Simão Varela.

Últimas

III Missão Faz-te Bem

Jovens Sem Fronteiras de Godim realizaram festa de angariação de fundos para o Projeto Ponte, a...

Missão.Come’17

Em dia de Portugal, os JSF de Lordelo (Paredes) decidiram trazer um pouco de África à cidade, em...

JSF unidos com Maria

Os Jovens Sem Fronteiras da Foz do Sousa acolheram a região Douro para uma tarde de atividades,...

Uma vontade cega

Uma comédia dramática, com realização de Marc Rothemund e argumento de Oliver Ziegenbalg.

Em paz e em missão

O grande problema da Igreja hoje é que vivemos um cristianismo sonolento, acomodado e instalado que...