Reciclagem de Natal

Momento de convívio, oração e formação para os espiritanos em Portugal, que contou com a presença de D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.

Nos dias 27 e 28 de dezembro, os espiritanos em Portugal aproveitaram as mini-férias de Natal para se reunirem num momento de convívio, oração e formação.

O Encontro teve lugar no CESM - Seminário da Silva e contou com a participação de dezenas de espiritanos, espiritanas e leigos de todo o país. 

A primeira reflexão foi conduzida pela Ir. Ana Luísa, da Congregação do Sagrado Coração de Maria, com o tema “Relações interpessoais e Vida Comunitária”. 

Seguiu-se um painel sobre a Dignidade da Mulher, com a participação de Teresa Sarmento, da Universidade do Minho, que falou sobre “A mulher no mundo atual”, do P. Edward Apambila, espiritano, que partilhou sobre “A mulher na cultura Guruzi, no Gana” e de Lígia Cunha, da Caritas de Braga” que, a partir da sua experiência naquela instituição, falou sobre a questão da violência doméstica.

António Mosso, diácono espiritano, partindo da sua Tese de Mestrado, desenvolveu o tema do Voluntariado Missionário em Portugal.

O segundo dia contou com a presença de D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga, que, com o tema “Quo Vadis, Igreja?”, provocou uma reflexão sobre a identidade e o itinerário da Igreja numa perspativa missionária. Nascido em Moçambique, batizado por missionários, sublinhou a importância da missão ad gentes. No final, presidiu à Eucaristia, vestindo o paramento usado na inaguração do seminário da Silva, há 80 anos.

Últimas

Novena do Pentecostes

Com o tema "O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias", os espiritanos no Vietname prepararam...

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E...

Peregrino da paz

O Papa Francisco visitou Fátima como peregrino da esperança e da paz. O que ele disse vai continuar...