Projeto Edificando Educação, na Guiné-Bissau

Falar deste (e outros) projetos da Solsef é muito mais do que apresentar atividades, é um caminho construído por centenas de pessoas que acreditam que é possível melhorar o acesso e a qualidade da Educação.

SOLSEF: Libertad Jimenez e Irma Madalena em Reunião com comunidade de Bajob

Em Janeiro tive a oportunidade de acompanhar in loco o arranque do projeto “Edificando Educação”, um projeto da Sol Sem Fronteiras em parceria as Irmãs Missionárias do Espírito Santo da Comunidade de Betenta.

Desde a sua génese a Solsef tem uma relação próxima com a Guiné-Bissau: foi neste país que tiveram lugar os seus primeiros projetos de cooperação e desenvolvimento.

O “Edificando a Educação” é um projeto com duração de 2 anos, que pretende contribuir para o desenvolvimento integral e educativo dos alunos do ensino primário de Calequisse, mais concretamente de 4 escolas primárias nas tabancas de Bariapinde, Batau, Bajob e Mata de Ucó. O sector de Calequisse, no interior Manjaco da Guiné Bissau, conta com o compromisso de Espiritanos e Espiritanas há mais de 20 anos, tendo ganho estrutura na área da Educação com o apoio da Solsef e outros parceiros.

Em visita ao terreno tive a oportunidade de ver as paredes da primeira das 4 cozinhas a crescer, bem como reunir com as comunidades de 3 das tabancas, para anunciar o início do primeiro módulo de formação no âmbito do projeto: Curso geral de formação sobre Nutrição e Gestão de Horta Escolar.

Falar deste (e outros) projetos da Solsef é muito mais do que apresentar atividades, é um caminho construído por centenas de pessoas que acreditam que é possível melhorar o acesso e a qualidade da Educação. Por isso agradeço a todos os que permitiram que este projeto arrancasse, apoiando a nossa Campanha de Natal: os JSF, LIAM, MOMIP, Espiritanos e Espiritanas, o Agrupamento de Escolas de Peniche e tantos outros. Muito obrigada por connosco acreditarem num mundo melhor.

Últimas

Missão em Agosto

P. Miguel Ribeiro e Inês Prata falam à Agência Ecclesia sobre as atividades de verão dos Jovens Sem...

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...