Projeto de Solidariedade em Moçambique

Campanha da Família Espiritana para 2015-2016: Construção do Seminário Espiritano da Beira, em Moçambique

Casa de Formação e Residência Missionária em Construção. Beira, Moçambique, 2014.

Nós, Missionários do Espírito Santo, estamos comprometidos há 18 anos com a Igreja moçambicana. O compromisso missionário efetivo com as forças locais de uma Igreja dinâmica e jovem permite-nos assumir novos desafios pastorais. Nesse sentido, erigimos uma Comunidade Missionária na Arquidiocese da Beira.

O trabalho missionário que levamos a cabo está inserido na Igreja local numa sociedade que se depara com uma grande presença da comunidade muçulmana em constante crescimento. Os sinais cristãos na vida das pessoas ainda persistem e queremos com esta comunidade religiosa dar-lhe maior evidência, solidificando-a.

Deste modo, a ereção desta Comunidade religiosa situa-se nas periferias da Cidade da Beira, num bairro habitacional com bastantes sinais de pobreza, uma realidade que se enquadra com o nosso carisma espiritano. Nesse mesmo contexto pretendemos assumir um compromisso pastoral direto, trabalhando em Igreja e promovendo o desenvolvimento integral de todo o Povo de Deus, a partir dos dinamismos próprios da Arquidiocese da Beira.

Fruto de uma reflexão profunda e ponderada, e de acordo com uma situação real e crescente de jovens candidatos à vida missionária espiritana, sentimos a necessidade de construir uma Casa de Formação Missionária capaz de oferecer a estes jovens candidatos uma boa e justa oportunidade de discernimento vocacional na fase de Postulantado. Achamos também que esta opção visa contribuir para o crescimento e solidificação da Igreja católica local em Moçambique.

Jovens estudantes, Beira, Moçambique.
P. Raul Viana

Últimas

Novena do Pentecostes

Com o tema "O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias", os espiritanos no Vietname prepararam...

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E...

Peregrino da paz

O Papa Francisco visitou Fátima como peregrino da esperança e da paz. O que ele disse vai continuar...