Peregrinos em Missão

Obrigada ó Pai por tantos homens e mulheres que hoje peregrinam em favor da missão. Obrigada também, por tantos que abraçam o Voluntariado e partem um ano em missão.

Meu Pai, obrigada pelo sonho desta noite. Um sonho a caminho, que me lançou na companhia de Maria. Ela corre sobre os montes ao encontro de Isabel. Peregrina e portadora de felizes notícias. Como a Amada do cântico dos cânticos, Maria é a Mulher alegre, a cheia de graça, a habitada pela força do Espirito Santo. Maria é Aquela Mulher que atrai para Jesus todos os peregrinos de hoje, de ontem e de amanhã. E eu? 

Eu, Pai fico acomodado no meu cantinho, participo numa peregrinação anual, escuto testemunhos de missionários, de jovens da minha idade que oferecem um tempo gratuito á missão, mas nada mais faço. Digo-me: espera a tua hora. Aguarda, pensa no estudo, nas férias, vive a tua liberdade.

Meu Pai isto me incomoda, me inquieta, me deixa confuso; o que queres de mim? Fala Senhor! Acorda-me preciso de Ti. Quantos dos meus amigos, vão mesmo caminhar até aos pés de Maria, rezando, refletindo, celebrando, vivendo em comunhão. E eu, eu fico parado, não, não pode ser. Quero arriscar, quero mudar. Vem ajudar-me. Meu Pai, como Maria e com Maria quero peregrinar, quero ser missionária/o, quero acolher o convite do Papa Francisco na sua mensagem para o dia mundial das missões: todos somos convidados a «sair», como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. Em virtude do mandato missionário, a Igreja tem a peito quantos não conhecem o Evangelho, pois deseja que todos sejam salvos e cheguem a experimentar o amor do Senhor. Ela «tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho» (Bula Misericordiae Vultus, 12), e anunciá-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança.

Obrigada ó Pai por tantos homens e mulheres que hoje peregrinam em favor da missão. Obrigada também, por tantos que abraçam o Voluntariado e partem um ano em missão. Conta comigo, Pai. 

Faz-me um Contigo na força do Espírito Santo!

Últimas

A melhor apólice

Mesmo que no nosso tempo se multiplicam as propostas de seguros contra todos os riscos, convém não...

Silêncio

Um filme de Martin Scorsese, adaptação de um romance de 1966 escrito pelo japonês Shusaku Endo, que...

As sufragistas

Mais uma edição da tertúlia "Um filme, uma provocação", promovida pelo CESM. A próxima edição é...

Verso... e o reverso

O Papa Francisco tem lugar cativo no "verso" do jornal Ação Missionária, por Arminda Camati. Desta...

Escolhas audazes

Sínodo dos Bispos, a realizar em 2018, tem como tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional"....