P. José Alves Cachadinha

Nasceu em Nogueira (Viana do Castelo) em 1928, mas foi um cidadão do mundo, sempre com grandes preocupações missionárias. Faleceu a 14 de Maio na terra que o viu nascer. Que descanse em Paz.

Nasceu em Nogueira (Viana do Castelo) em 1928, mas foi um cidadão do mundo, sempre com grandes preocupações missionárias. Ordenado padre da Arquidiocese de Nova Lisboa (Huambo) em 1952, ali trabalhou até 65, data em que veio para Lisboa. Foi Capelão-Chefe e Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (1965-1978).

Os Estados Unidos foram a terra da terceira Missão, entre 1978 e 1998. Regressou a Lisboa para coordenar as celebrações dos Cinco Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, donde nasceria a Fundação Evangelização e Culturas - FEC (1988-2000).

1995 marca o seu regresso a Angola, assumindo a Igreja dos Remédios na baixa de Luanda (até 2000). Seria, depois, um dos rostos do lançamento da Universidade Católica de Angola, integrando a Comissão Instaladora e investindo muito na Biblioteca que perpetuará o seu nome.

Regressou a Viana do Castelo quando doença oncológica não lhe permitiu continuar a sua missão fora de portas. Faleceu a 14 de Maio na terra que o viu nascer. Ali se realizou o funeral, a 16 de Maio, presidido por D. Anacleto de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, com a presença de D. Filomeno Dias (Arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST), D. Zacarias Kamwenho (Arcebispo emérito do Lubango), D. Abílio Ribas (Bispo emérito de S. Tomé e Príncipe), numerosos padres (oito Espiritanos, incluindo o Provincial), militares, membros da FEC, familiares e amigos.

Que descanse em Paz.

Últimas

III Missão Faz-te Bem

Jovens Sem Fronteiras de Godim realizaram festa de angariação de fundos para o Projeto Ponte, a...

Missão.Come’17

Em dia de Portugal, os JSF de Lordelo (Paredes) decidiram trazer um pouco de África à cidade, em...

JSF unidos com Maria

Os Jovens Sem Fronteiras da Foz do Sousa acolheram a região Douro para uma tarde de atividades,...

Uma vontade cega

Uma comédia dramática, com realização de Marc Rothemund e argumento de Oliver Ziegenbalg.

Em paz e em missão

O grande problema da Igreja hoje é que vivemos um cristianismo sonolento, acomodado e instalado que...