Obrigado

"Muitos me perguntam, principalmente os mais jovens: para quê viver? Porque nos criaste? Até ao momento só consigo dizer: Tu nos criaste para que fossemos felizes! Sim, eu acredito!"

Obrigado Deus Pai.

Obrigado querido Pai que estás no céu por todas as maravilhas que criaste: a terra e o mar, o sol e a lua, os animais terrestres e os peixes do mar, as árvores, as montanhas e planícies, a vida de todos os seres humanos.

Muitos me perguntam, principalmente os mais jovens: para quê viver? Porque nos criaste? Até ao momento só consigo dizer: Tu nos criaste para que fossemos felizes! Sim, eu acredito! 

Mas logo vem outra pergunta: “E porque Deus não faz nada contra o mal que existe no mundo, o egoísmo, a violência, a injustiça, a miséria? Nessa ocasião recordo-me de uma história. Um pequeno faz a mesma pergunta a sua avó. Ela responde-lhe: “Deus fez-te a ti!” E entender?... Que dizer?...

No início de cada ano ou de um projecto novo, apresentamos a carta de boas intenções. Eis a minha:

Não quero viver ao sopro das modas! Como diria um amigo, quem casa com a moda de hoje, amanhã será viúvo! Não quero fechar os olhos à realidade que me rodeia ou simplesmente virar a cara para o outro lado da rua. Não quero seguir apenas os “caminhos” fáceis, pois nunca estaria pronto para lutar. Não quero fazer da vida um “passa-tempo”, deixando-me levar pelas emoções do virtual, dos jogos viciantes ou dos filmes de ficção. Quero sair do meu “sofá”, do meu conforto e ir ao encontro dos que não Te conhecem. Quero passar pela vida e deixar marcas naqueles que me rodeiam. Quero-Te dizer “sim”!

Quero “ser livre” para amar-Te, mas também para amar a todos os que me rodeiam, os que estão perto ou longe. Quero estar sempre disponível para partir e “ser um sinal vivo” do Teu amor e do Teu reino. 

A vida é bela: o que faço dela? Como gastas o teu tempo? Sentes que aquilo que fazes não te preenche e não te faz ser feliz? Queres descobrir o verdadeiro sentido da vida? Vou dizer-te bem baixinho: é DEUS! Este é o nosso segredo. Não digas nada a ninguém. Caso contrário o mundo vai-se tornar mais belo, as pessoas serão mais felizes, a família será mais amada, os missionários nascerão… esta Igreja seria mais santa… Já viste o que poderia acontecer? Cuidado!

Últimas

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...

Remédio para o stress

17º Domingo do Tempo Comum. Neste tempo de férias, a grande preocupação é descansar, é aliviar do...