Missão no Alentejo

Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Sabóia, no Baixo Alentejo.

Nós, Irmãs Espiritanas, chegamos há pouco mais de um ano à Paróquia de Sabóia, após o estágio em São Teotónio. De Sabóia tentamos dar presença em Sta Clara a Velha e comunidades de Pereiras Gare e Luzianes Gare.

Nesta Paróquia há uma Comunidade ativa e pessoas com muito amor e espírito de acolhimento que não desistem de tentar erguer a esperança. Os índices de prática da fé por aqui são baixos, no entanto fazemos caminho com a nossa Igreja diocesana de Beja em Sínodo.

Num ano já deu para vermos e sentirmos a situação real das pessoas e do meio, tais como o empobrecimento dos idosos e a dificuldade de participação na Comunidade. Somos as Paróquias mais afastadas do centro da Diocese –Beja - e do Concelho - Odemira, quase juntas à serra de Monchique.

Espaços de Missão

Nós, Irmãs damos presença nas Escolas, presidimos aos funerais e tenta-se organizar as pastorais na medida possível. O nosso Pároco reside na Paróquia de São Teotónio, por isso, temos uma Missa por semana e aos Domingos uma Missa por mês em cada Comunidade. Nos outros Domingos faz-se a Celebração da Palavra.Visitamos as famílias e organizamos grupos missionários nas casas a partir da Missão Popular. Este ano pastoral arrancou com a grande tarefa de restaurar o telhado da Igreja de Saboia porque mete águahá cerca de dois anos e agora tem perigo de derrocada.

Restaurar o telhado

O orçamento do telhado e forro da Igreja é de 45.000.00€. Esta obra é absolutamente urgente e imprescindível do ponto de vista pastoral.

É um enorme desafio para a Paróquia que é pobre. Só nos resta a solidariedade de amigos e Paróquias que nos queiram ajudar com donativos para as obras da nossa Igreja consagrada a Nossa Senhora da Assunção.Fica aqui o nosso apelo! Sozinhos nada conseguimos mas com amigos e benfeitores zelaremos pelo património religioso e pela animação pastoral deste povo que enfrenta isolamento, desemprego, envelhecimento e até a falta de esperança, a julgar pelo alto índice de suicídios registado por aqui.

Quando nós Irmãs viemos para o Baixo Alentejo, foi grande o apoio, o entusiasmo mas, é agora que nós precisamos de vossa ajuda, de partilha de bens para podermos ajudar aqui também o povo, a nossa Paróquia.Pense que é a casa de Maria que está em risco e Ela própria recompensará os seus amigos. No Advento e Natal que se aproximam seja Maria a abençoar-vos em tudo e sempre como Mãe Soberana.

Como colaborar?

Pode colaborar pelos contactos:

Irmãs Espiritanas
Paróquia de Saboia (CCRS)
Av. José da Silva Júnior
7665-842 SABOIA
Tel: 283 882 202

Paróquia de Saboia
NIB : 0045 63314011343224649 (Caixa Agrícola)

Comunique-nos o seu donativo e se desejar recibo para dedução de impostos, seu nome, morada e Nº de Contribuinte.

Com os melhores cumprimentos das Irmãs e mais sentida gratidão da comunidade Paroquial.

Últimas

III Missão Faz-te Bem

Jovens Sem Fronteiras de Godim realizaram festa de angariação de fundos para o Projeto Ponte, a...

Missão.Come’17

Em dia de Portugal, os JSF de Lordelo (Paredes) decidiram trazer um pouco de África à cidade, em...

JSF unidos com Maria

Os Jovens Sem Fronteiras da Foz do Sousa acolheram a região Douro para uma tarde de atividades,...

Uma vontade cega

Uma comédia dramática, com realização de Marc Rothemund e argumento de Oliver Ziegenbalg.

Em paz e em missão

O grande problema da Igreja hoje é que vivemos um cristianismo sonolento, acomodado e instalado que...