Mês espiritano em Saverne

Seis jovens espiritanos em formação na Europa reuniram-se em Saverne, na França, para se prepararem para os votos perpétuos na Congregação. Em Portugal, o José Carlos e o Jacinto Sibandio farão os votos já no próximo dia 8 de Setembro.

Junto à imagem de Francisco Libermann, em frente da casa de St. Florant, em Saverne.

Durante o mês de agosto, reunimo-nos em Saverne (França), 6 jovens espiritanos que terminámos a formação nas casas espiritanas na Europa. O objetivo era a preparação para os votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo: consagração definitiva ao apostolado, pela qual afirmaremos o desejo livre de nos entregarmos nas mãos de Deus para sempre na família espiritana, vivendo em comunidade os conselhos evangélicos (castidade, pobreza, obediência).

Originários de Hong-Kong, Guiné-Bissau, Nigéria, França e Portugal, fomos convidados a rever o nosso percurso vocacional para discernirmos a ação do Espírito Santo em nós e a qualidade da nossa resposta pessoal e quotidiana. O ambiente para este tempo de paragem não podia ser melhor: Saverne, local onde, no início do século XIX, Libermann nascera no seio de uma família judia. Mais tarde, depois de descobrir Cristo, discerne a sua vocação ao sacerdócio e a sua paixão por África vindo a fundar uma Sociedade que, em 1848, se fundirá com a Congregação do Espírito Santo. 

A comunidade espiritana de Saverne (St-Florant), fundada nos inícios do século XX, foi, durante muito tempo, lugar de formação de muitos missionários espiritanos. Hoje, redescobre a sua missão nestas terras alsacianas, acolhendo 12 confrades que trabalham essencialmente na animação missionária e serviço paroquial.

A simplicidade e a hospitalidade da comunidade foram, por si só, uma lição prática sobre a espiritualidade espiritana. Os confrades James Flynn (UK) e Janusz Gardocki (Polónia), que organizaram este mês, acompanharam-nos com a sua dedicação e o bom humor.

Durante estas 4 semanas, tivemos muitas oportunidades para conhecermos melhor o percurso vocacional de cada um, a compreensão da vida religiosa em geral e da Congregação em particular, os desafios atuais da Missão na Igreja e na Sociedade. Vários foram os ‘peritos’ na vida espiritana que nos visitaram e partilharam connosco as suas experiências pessoais para nos ajudarem a refletir: Gérard Meyer (França) partilhou a sua missão intercultural na África ocidental; Vítor Silva (Portugal) deu-nos a conhecer um pouco da realidade inter-religiosa em Taiwan; John Kitchen (UK) testemunhou sobre a presença espiritana no Paquistão e sobre a sua missão atual, o projeto “Cairos”, que desenvolve em Londres junto dos sem-abrigo.

Ao longo de uma semana, Raymond Jung (França) ajudou-nos a reatualizar a nossa vida na sabedoria que brota da espiritualidade dos nossos fundadores, Poullart des Places (1639-1709) e Libermann (1802-1852). Numa outra semana, Emmanuel Meaudre (França) acompanhou-nos na leitura e comentário da Regra de Vida espiritana, guia e barómetro da qualidade da nossa vida espiritana no seguimento de Cristo. O mês terminou com uma semana de retiro orientado por Eamon Mulcahy (UK) que nos ajudou a meditar sobre o tema da alegria do discípulo missionário.

Tivemos ainda tempo para ajudar a comunidade em alguns trabalhos. Visitámos as comunidades espiritanas de Wolxheim (casa de repouso) e de Estrasburgo; fomos ainda visitar alguns lugares históricos ligados à vida judaica e cristã de Libermann, assim como algumas comunidades paroquiais entregues aos espiritanos. A Solenidade da Assunção de Maria foi celebrada no Santuário de Nossa Senhora das 7 Dores em Weiler, na fronteira franco-alemã, muito perto da igreja de Saint Martin, Bad Bergzabern (Alemagne), onde Edith Stein foi batizada. Também tivemos a oportunidade de ir conhecer o túmulo de Lazarus Libermann (1758-1831), pai de Libermann e rabino de Saverne, que fora recentemente identificado no cemitério judaico da mesma cidade, onde rezámos a partir de textos que Libermann nos deixara sobre o seu pai.

O José Carlos (Portugal) e o Jacinto (Guiné-Bissau) vão fazer os votos perpétuos no CESM (Silva, Barcelos), no dia 8 de setembro. O Florian (França), Mathieu (França) e o Wilfred (Nigéria) no dia 9 de setembro em Paris. O Samson (Hong-Kong) no dia 2 de outubro na Irlanda. Contamos com a vossa oração.

Últimas

Sabor a injustiça?

Como é que podemos trocar o sabor a injustiça pelo sabor e cheiro a misericórdia?

O (mais) perfeito dom

Jesus fala-nos do ‘perdão do coração’. Esse é que é o perdão por excelência, o dom perfeito. É na...

Bispo simples e próximo

A Família Espiritana une-se à Diocese do Porto e à família do D. António Santos, que partiu, esta...

Outra vez o jumento?!

"É tempo de férias, estar com a família e descansar, que seja também tempo para louvar e agradecer,...

Vidas alheias?

Passar do alheamento reinante a uma atitude de atenção, de proximidade, de solidariedade e de...