Mês Espiritano: comunhão e missão

No dia 2 de fevereiro, os espiritanos celebram um dos seus fundadores: o P. Libermann. Em Portugal, o dia foi de encontro e reflexão, celebrando também o 100º aniversário do Ir. Tomás. Dias mais tarde, em Angola, o jovem espiritano João Paulo Freitas foi ordenado diácono. No final do mês, celebramos um dos beatos espiritanos: Daniel Brottier.

Ordenação do João Paulo, na Missão de Kalandula, Angola

No dia 2 de fevereiro, os Espiritanos celebraram os 165 anos da morte de um dos seus fundadores: o Venerável Padre Francisco Libermann. Um pouco por todo o mundo, os Espiritanos promovem momentos para fortalecer a sua espiritualidade e comunhão.

Em Portugal, reuniram-se a sul, na comunidade da Estrela, em Lisboa, e a norte, no Seminário de Fraião, em Braga. Os momentos de reflexão foram orientados pelo P. Pedro Fernandes, com o tema “Comunhão, missão e projeto comunitário”. Houve também lugar para animação musical, convívio e, como não poderia deixar de ser, para a Celebração Eucarística. No norte, a celebração teve um sabor especial de ação de graças pela vida do Ir. Tomás, que completou, naquele dia, 100 anos de idade.

Uns dias mais tarde, a 11 de fevereiro, a vários milhares de quilómetros de distância, mas na mesma comunhão, era ordenado diácono o jovem espiritano João Paulo Freitas.

A ordenação teve lugar na missão de Kalandula, diocese de Malanje, em Angola, onde o João Paulo realiza o seu estágio missionário, e que acolheu, no verão passado, um grupo de Jovens Sem Fronteiras, num projeto de voluntariado missionário.

A ordenação foi presidida por D. Benedito Roberto, Espiritano, Arcebispo de Malanje e contou com a presença do superior provincial de Angola, o P. Belmiro Chissengueti, numerosos espiritanos e membros do clero local, bem comum uma multidão de fiéis que animou a celebração com a alegria e entusiasmo habituais.

Damos graças a Deus pela generosidade do João Paulo em responder ao apelo do Senhor, e desejamos-lhe a maior alegria no ministério que lhe é confiado.

O mês de fevereiro termina com a festa de um dos beatos espiritanos: Daniel Brottier.

Ir. Tomás, no encontro no Seminário de Fraião, em Braga

Últimas

Novena do Pentecostes

Com o tema "O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias", os espiritanos no Vietname prepararam...

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E...

Peregrino da paz

O Papa Francisco visitou Fátima como peregrino da esperança e da paz. O que ele disse vai continuar...