LIAM de Trás-os-Montes em Retiro

No dia da Transfiguração do Senhor, os grupos da LIAM subiram ao monte para um dia de recoleção, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção

O grupo de Liam de Vilas Boas acolheu, no lindo Santuário de Nossa Senhora da Assunção, situado no cimo do monte, (este domingo dia da Transfiguração de Nosso Senhor), dia 12 de março de 2017, os grupos da Liam de Trás-os-Montes para o Dia da Recoleção. Eram cerca de uma centena de pessoas.

Apesar do tempo ventoso, iniciamos o nosso Retiro na Cripta, com a Oração da Manhã, seguido de uma reflexão/conferência sobre o tempo da Quaresma proferida pelo senhor Padre Tony Neves, que segundo o Santo Padre, Papa Francisco, é um tempo de dizer "não" às injustiças, à maldade e ao ódio e dizer "sim" à conversão, ao perdão e ao respeito. O Padre Tony reforçou através de uma história sobre a "Sopa de Cebola" que a importância de aceitarmos a diversidade de opiniões e termos em atenção a especificidade de cada pessoa, sendo missionários criativos, indo à procura de quem necessita de uma palavra, de um apoio... No final da reflexão houve tempo para as confissões/meditação, seguindo-se a Eucaristia com a participação de todos, cabendo ao grupo da Liam de Vilas Boas as leituras e os cânticos.

Após o almoço-convívio de partilha de farnéis, o senhor Padre Osório presenteou-nos com uma meditação sobre a Quaresma, lendo a passagem da Bíblia, referente a um cego que foi curado por Jesus, alertando-nos para a nossa cegueira de não quereremos ver as necessidades dos outros, reforçando que com o dom do Espirito Santo conseguimos vencer todos os males e ter força e coragem para levar e fazer Missão todos os dias.

Terminamos o nosso dia de Recoleção com a Via Sacra "com Maria junto à Cruz" representada com a cruz, as leituras e os cânticos de todos os grupos da Liam, orientada pela responsável da Liam de Trás-os-Montes, Laura Borges. No final a mesma agradeceu a disponibilidade do grupo de Vilas Boas e desejou a todos os presentes uma Santa Páscoa. 

Últimas

Sabor a injustiça?

Como é que podemos trocar o sabor a injustiça pelo sabor e cheiro a misericórdia?

O (mais) perfeito dom

Jesus fala-nos do ‘perdão do coração’. Esse é que é o perdão por excelência, o dom perfeito. É na...

Bispo simples e próximo

A Família Espiritana une-se à Diocese do Porto e à família do D. António Santos, que partiu, esta...

Outra vez o jumento?!

"É tempo de férias, estar com a família e descansar, que seja também tempo para louvar e agradecer,...

Vidas alheias?

Passar do alheamento reinante a uma atitude de atenção, de proximidade, de solidariedade e de...