LIAM: Assembleia Diocesana do Algarve

D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, deixou uma palavra de estímulo e não se cansou de dizer que o Algarve precisa da LIAM pois esta é terra de missão.

No passado, domingo, dia 08 de Janeiro, no Seminário Diocesano de Faro, a LIAM do Algarve reuniu-se para a sua assembleia diocesana. Estiveram presentes cerca de 75 pessoas dos vários grupos missionários da Diocese.

Iniciamos com uma oração ao Espírito Santo e depois, o Pe. Nuno Rodrigues, Responsável da Animação Missionária desta diocese, fez vários apelos para este ano de 2017. Enquadrados nos 150 anos da presença dos Missionários Espiritanos em Portugal e os 80 anos da LIAM, apelou para uma maior consciência missionária a fim de aproveitarmos estas celebrações para crescermos na nossa presença missionária na igreja do Algarve. Não se pode deixar passar estas efemérides sem fazermos uma projecção de futuro com mais esperança e mais entusiasmo na nossa presença missionária nas Paróquias e alargamos a nossa acção a outras paróquias.

Deu-se depois espaço para perguntas e esclarecimentos bem como apresentar as datas e actividades para todo este ano de 2017. A destacar a celebração central dos 80 anos da LIAM, em Loulé, na Mãe Soberana, no dia 07 de Maio. Aqui faremos toda a concentração dos liamistas para darmos graças e para renovarmos o nosso compromisso de mais e melhor missão.

O Pe. Paulinus da equipa de Animação Missionária apresentou as datas para visitar cada grupo no próximo mês de Fevereiro, passando assim, o Algarve a ter duas visitas por ano. Mais proximidade, melhor comunhão, eis o lema deste ano.

O Pe. Nuno Rodrigues, terminou a Assembleia apresentado as Campanhas solidárias para este ano. Uma para a Bolívia onde está o missionário Pe. Márcio para a construção de salas para a catequese e para a organização da Paróquia e a outra para o CEPAC – Centro Padre Alves Correia, uma IPSS de apoio directo aos nossos imigrantes e refugiados. Para elucidar, passou um filme sobre a obra e funcionamento do CEPAC. Todos gostaram e sentiram-se sensibilizados para apoiar esta causa de justiça e paz.

No fim da Assembleia fomos surpreendidos com a presença do Bispo Diocesano, D. Manuel Quintas que deixou uma palavra de estímulo e sem se cansar de dizer que o Algarve precisa da LIAM pois esta é terra de missão.

Finalizamos com um lanche convívio.

Últimas

Fátima Sou peregrino

O P. António Rego, referência de jornalista, no centenário das aparições, foi desafiado a escrever...

Verso... e o reverso

As iniciativas da Quaresma apresentam propostas de vida, enquanto o mundo ainda se debate com os...

A verdadeira visão

Aproveitemos este tempo da Quaresma para uma consulta – ainda por cima, gratuita! – no verdadeiro...

Obrigado, P. Henrique

Obrigado P. Henrique pela força e coragem do seu testemunho, pela pobreza com que viveu e pela fé...