JSF do Minho em Retiro

Irmã Joana orientou o retiro, com o tema "Alegres na Esperança" e falou sobre a Quaresma e a sua própria experiência como missionária

De 7 a 9 de abril, a Região Minho realizou o seu retiro da Quaresma, sob o tema “Alegres na Esperança”.

O retiro realizou-se no CESM – Seminário da Silva, Barcelos. Na sexta-feira à noite o primeiro contacto foi estabelecido através de uma breve apresentação dos elementos que participaram no retiro, assim como da Irmã Joana que orientou esta atividade. Tivemos a oportunidade de ouvir a Irmã Joana a falar sobre a Quaresma e a sua própria experiência como missionária. A noite terminou com uma Via Sacra, onde pudemos recordar todo o percurso de Cristo até ao Calvário, relembrando-nos que não devemos apenas celebrar a sua Ressurreição, mas também recordar tudo o que passou até à glória final!

No sábado de manhã, após o pequeno-almoço, na oração da manhã rezamos as Laudes, seguindo-se mais um tema dado pela Irmã onde refletimos sobre o tempo Quaresmal que estamos a viver. Após o almoço, tivemos a oportunidade de nos questionarmos sobre a importância da reconciliação, não apenas neste tempo, mas durante todo o ano e, a importância de perceber que só estaremos a viver plenamente este tempo, quando pedimos perdão ao Senhor e nos arrependemos dos nossos atos. Assim, o momento que se seguiu foi de reflexão pessoal e de oportunidade de pedirmos perdão a Deus.

Seguiu-se o jantar, uma oportunidade de convívio entre todos, importante para reforçar os laços já criados! Na oração da noite, pudemos refletir sobre a palavra de Deus e partilhar um pouco daquilo que estávamos a sentir, através da “Lectio Divina”, uma forma diferente de rezar, que nos permite sentir Cristo presente em todas as palavras partilhadas ou mesmo nos momentos de silêncio. A noite terminou com a visualização do filme “Bordertown”.

No domingo de manhã, a oração da manhã foi feita com o grupo todo à volta de um lago, percebendo assim, que não importa o sítio em que nos encontramos, Deus escuta sempre o que nós dizemos. De seguida, fomos convidados a partilhar as nossas experiências na Semana Santa, de que forma enquanto Jovens Sem Fronteiras e Cristãos vivemos esta semana e, o que cada dia simboliza na caminhada de Cristo. A manhã terminou com a Bênção dos Ramos e a Eucaristia. Depois do almoço, outro dos temas foi a Mensagem do Papa Francisco, onde somos convidados a ser jovens irreverentes que lutam por criar a sua própria história, sem esquecer nunca, que quem está ao seu lado também deve fazer parte dessa história, somos convidados a deixar de ser “Jovens-sofá” e a seguir o exemplo de Maria!

Fazer um retiro significa crescer na fé e como pessoa, significa parar por uns dias, num mundo em que tudo é feito depressa demais, nós tivemos a ousadia de caminhar “Alegres na Esperança” e de seguirmos o que nos diz o Papa Francisco: "Jesus chama-vos a deixar a vossa marca na vida, uma marca que determine a história, a vossa história e a história de muitos"!

Sara Gomes (JSF de Carvalhal)

Últimas

Novena do Pentecostes

Com o tema "O Espírito Santo Presente e Ativo nas Famílias", os espiritanos no Vietname prepararam...

Fátima, o silêncio

E um indizível silêncio abateu-se sobre o recinto, ocupou todo o espaço, preencheu cada alma. E...

Peregrino da paz

O Papa Francisco visitou Fátima como peregrino da esperança e da paz. O que ele disse vai continuar...