Gente feliz com Fé

Livro Novo de Ângela Roque

Ângela Roque, jornalista da Rádio Renascença, habituou-nos às suas entrevistas a ‘pessoas com Fé’. Primeiro no ‘Princípio e Fim’ e agora na sua intervenção das 2ªs feiras às 12h15. Decidiu, ao fim de alguns anos, escolher 34 das centenas de entrevistas feitas e, em livro, dar-lhes um formato mais permanente. Assim nasceu o ‘gente feliz com Fé’, lançado na Feira do Livro de Lisboa. A autora prefere chamar-lhe ‘um livro de conversas na Rádio’. O objetivo final é claro: ‘fazer com que estes testemunhos de Gente feliz com Fé possam perdurar para além da efemeridade da Rádio. Que estas páginas inspirem quem as ler a fazer mais e melhor’.

O P. João Aguiar Campos, no prefácio, também nos faz uma visita guiada ao livro: ‘há pessoas assim… pessoas como estas de que se fala, e falam neste livro: pessoas que gostam de pessoas e com elas fazem caminho; pessoas de olhos lavados sobre os outros e as suas circunstâncias; pessoas de coração aberto e um grande banco onde descansam conversas ou se alimenta o futuro; pessoas sem megafone, mas de palavra vivida; pessoas capazes da festa no meio das dificuldades; pessoas que purificam a vida e desafiam a vivê-la em esperança; pessoas que nas suas expressões usam a gramática dos dias normais e, nos seus ritmos, vivem o desejo de semear, nos sítios onde estão ou aonde vão, o bem, a bondade e a beleza’.

O estilo é simples, numa toada constante de perguntas e respostas breves. Cada conversa converte-se em apenas seis ou oito páginas, a dizer só o essencial, tornando apetitosa a tarefa de continuar a ler a entrevista seguinte. Há algumas conversas colectivas, envolvendo duas ou três pessoas. Ao todo, 40 entrevistados: 1 Bispo, 15 Padres, 4 Irmãs e 20 Leigas e Leigos.

Vale a pena ler quem, como Ângela Roque, acredita ‘que é possível olhar o mundo e noticiá-lo pelas coisas boas que acontecem e se fazem’ porque o melhor do mundo são as pessoas. 

Paulinas Editora

Últimas

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...