Francisco, o Papa do Povo

Filme de Daniel Luchetti, baseado em factos verídicos, acerca da construção deste homem que arrasta multidões pelo seu sorriso, autenticidade, simplicidade…

É um filme baseado em factos verídicos, acerca da construção deste homem que arrasta multidões pelo seu sorriso, autenticidade, simplicidade…

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936, no seio de uma família de imigrantes italianos. Fez um percurso académico na área da química e, aos 22 anos, quando sentiu um grande apelo religioso, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus. Em 1960, licenciou-se na sua terra em filosofia, sendo professor de literatura e psicologia, na província de Santa Fé, e no colégio de Salvador, em Buenos Aires, entre 1964 e 1966. A vida era complicada, na sequência da ditadura militar, instaurada após o Golpe de Estado de 1966, que derrubou o presidente Arturo Illia e que deu origem a um governo militar até 1973. Nesta “revolução argentina” ocorreram muitos desaparecimentos, muitas torturas e Bergolio viu-se confrontado com esses acontecimentos a diferentes níveis: desde as famílias de sangue e espiritual à população com quem tinha contacto direto. Bergolio foi sempre um grande defensor dos mais desfavorecidos e mais pobres. Em fevereiro de 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires e, três anos depois, foi elevado por João Paulo II, a cardeal.  

Em fevereiro de 2013, Bento XVI renunciou ao pontificado. Bergolio teve que rumar a Roma, foi votado como seu sucessor, não voltando à Argentina. Assumiu o nome de Francisco, em honra do Santo de Assis (1182-1226), um homem notável que, em plena idade média, abraçou a pobreza, confrontou a opulência da Igreja, valorizou o papel da mulher e as questões ambientais possíveis para o momento (não é por acaso que é o padroeiro da ecologia). Olhando a história de vida de Bergolio, as suas opções contínuas pelas periferias humanas, pelos mais desfavorecidos… o encontro de soluções onde o pragmatismo mais a verticalidade estão de braço dado . Entenderemos melhor a autenticidade das suas palavras e opções hoje…

Com a realização e argumento de Daniel Luchetti e protagonizado pelo ator argentino Rodrigo De La Serra, este é um filme biográfico sobre o Papa Francisco, um dos homens mais amados do nosso planeta na actualidade.

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...