Formar para a Missão

Ao longo de 6 meses, em 10 sessões de uma hora e meia cada uma, um grupo de 25 pessoas puderam aprofundar o seu compromisso missionário, descobrindo que a Igreja ao estilo do Papa Francisco tem que ser uma Igreja dinâmica, missionária, discípula e alegre.

Participantes do Curso de Missiologia, com o P. Tony Neves, orientador da última sessão (ao centro), o P. Eduardo Miranda, diretor do CESM (à esquerda), e o P. Tiago Barbosa, animador missionário da região (à direita)

No CESM (Seminário da Silva - Barcelos), no passado dia 15 de Junho, concluiu-se o primeiro curso de missiologia organizado pelo CESM e pela LIAM.

Como nasceu esta iniciativa e porquê? Para responder a esta questão é preciso recuar a Julho de 2015. Neste mês, no CESM, decorreu o Conselho Provincial Alargado que é uma reunião especial e geral dos Missionários do Espírito Santo com a finalidade de buscar alinhar estratégias com a missão nos dias atuais. Foram duas semanas de trabalho e de oração.

No fim deste Conselho, tivemos a visita do Sr. D. Jorge, arcebispo de Braga, que, numa das suas intervenções, desafiou a Congregação do Espírito Santo, através do CESM, a ajudar a Igreja diocesana a viver o seu ano Missionário.

Respondendo a este convite-preocupação, a LIAM e o CESM, em sintonia, decidiram elaborar um curso de missiologia que visasse, por um lado, ser um espaço de formação laical e, por outro, ajudar a que as paróquias, movimentos e demais cristãos tivessem um horizonte missionário, criando assim uma Igreja em saída para a Missão.

Ao longo de 6 meses, em 10 sessões de uma hora e meia cada uma, um grupo de 25 pessoas puderam aprofundar o seu compromisso missionário, descobrindo que a Igreja ao estilo do Papa Francisco tem que ser uma Igreja dinâmica, missionária, discípula e alegre.

Por último, uma palavra de gratidão, aos diferentes conferencistas que em cada sessão com a sua vivência missionária transmitiram não apenas conceitos sobre Igreja missionária, mas nos partilharam como ser Igreja Missionária com gestos concretos e reais em diferentes e exigentes contextos de missão.

Para o ano haverá mais… assim esperamos e desejamos, e desde já lançamos aqui o convite para que passemos a palavra e convidemos a que mais gente se ouse entrar nesta onda missionária. 

Últimas

Missão em Agosto

P. Miguel Ribeiro e Inês Prata falam à Agência Ecclesia sobre as atividades de verão dos Jovens Sem...

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...