Encontro Regional de Animadores

Jovens Sem Fronteiras apostam na formação de líderes

Algarve

O Encontro Regional de Animadores é um dos momentos por excelência que os JSF aproveitam para formarem-se enquanto líderes cristãos. Durante o fim-de-semana de 17 a 19 de fevereiro, a Coordenação Regional Sul visitou os grupos do Algarve, Alentejo e a região da Grande Lisboa, para mais este encontro, onde a Solsef também se fez presente com o Tour por Portugal em agradecimento pela dedicação dos JSF na Campanha de Natal.

No Algarve, reunimos na casa Paroquial em Santa Catarina da Fonte dos Bispo, começando o encontro com o jantar. Depois do momento Solsef, tivemos a oportunidade de refletir sobre a vida espiritual de cada grupo, a relação com o movimento e a dinâmica, estrutura e funcionamento de uma reunião JSF. Terminámos o encontro com uma oração. Em Santa Bárbara de Padrões reunimos com os JSF do Alentejo, começando o encontro com a leitura da 1 Cor 3, 16-23, partilhando o que mais nos tinha chegado ao coração da carta de São Paulo aos Coríntios. Depois do momento Solsef, houve também tempo para a mesma reflexão e partilha feita com os Jovens do Algarve. O encontro terminou com o almoço partilhado.

Em Lisboa, o convite foi lançado ao Padre Paulo Franco (Paróquia do Parque das Nações) que aceitou acolher este momento de formação e partilha na tarde de domingo. A tarde principiou com uma oração individual onde se refletiu sobre a alegria de sermos escolhidos por Ele para as missões da nossa vida. A primeira formação foi dada pelo Padre Miguel Ribeiro acerca da celebração dos 150 anos dos Espiritanos em Portugal. De seguida, houve um debate sobre as várias lideranças que podem ser seguidas tendo por base o exemplo de Jesus. Por fim, foram dados alguns contributos para que se possa fazer mais e melhor no que respeita a uma reunião JSF. Depois de ter sido apresentada a nova Coordenação Sul, a Sol sem Fronteiras fez-se presente através da Campanha de Natal de 2016. A última formação deu a conhecer o projeto “Eu Acredito” por meio de dois jovens responsáveis pelo mesmo que explicaram a caminhada feita até aqui que culminará com o encontro em Fátima com o Papa Francisco com a certeza de que “Com Maria, abraçamos o mundo”. O encontro terminou com a comunidade desta paróquia na Eucaristia.

Alentejo
Lisboa

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...