Animadores JSF da Região Minho

Viana do Castelo acolheu Encontro Regional de Animadores. A formação incluiu temáticas como o 'facebook', comunicação e resolução de conflitos.

No dia 26 de março realizou-se o Encontro Regional de Animadores da região Minho no seminário das Ursulinas, casa dos Espiritanos em Viana do Castelo. Este encontro foi marcado por momentos de formação e de partilha entre os animadores dos vários grupos da região.

A manhã começou com a Eucaristia na capela do seminário, um momento de encontro e de comunhão com Deus.

Durante a parte da manhã ainda teve lugar o  primeiro encontro de formação que incidiu sobre a temática do facebook, começando por uma pequena dinâmica de apresentação em que cada um se apresentou como fosse criar um perfil de facebook. De seguida houve um momento de partilha entre todos em que foi apresentado um conjunto de situações que podem surgir nos grupos e cada pessoa atribuía um emoji. Por fim, em pequenos grupos cada um partilhou pontos positivos e negativos tanto como animador do seu grupo como sobre o seu grupo, concluindo com a procura de soluções para os problemas.

A manhã terminou com um almoço partilhado, que promoveu o convívio entre todos.

A tarde começou com a temática da comunicação e gestão de conflitos apresentado pela Salomé Peixoto e Anthony do Nascimento. Nesta temática  foram apresentadas as diferentes personalidades que se podem encontrar num grupo e a importância de estar em comunhão com os diferentes membros das comunidades em que estamos inseridos. Na parte da gestão de conflitos, foi apresentado diferentes tipos de líderes e como abordar uma situação de conflito num grupo.

O encontro terminou com uma breve oração preparada pelo grupo de Areias de Vilar, um momento de reflexão e partilha entre todos.

Este encontro tornou-se enriquecedor para os animadores, pois, permitiu trazer na bagagem ensinamentos para implementar no grupo e tornar o mesmo mais forte e mais unido.

Ângela Loureiro (JSF Areias de Vilar)

Últimas

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...

Remédio para o stress

17º Domingo do Tempo Comum. Neste tempo de férias, a grande preocupação é descansar, é aliviar do...