Alegres na Missão

O Conselho Nacional da LIAM reuniu em Fátima e elegeu a nova Direção para o próximo triénio. A LIAM prepara-se para celebrar, em 2017, o seu 80º aniversário. "Alegres na Missão" foi o mote escolhido para inspirar as celebrações.

O Conselho Nacional da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) reuniu em Fátima, no Centro Catequético, no dia 10 de dezembro. Estiveram presentes cerca de meia centena de liamistas e animadores missionários, representando todas as regiões do país.

A LIAM é um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras. Fundado em Fátima, em 1937, é um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. Em 2017, ano de Centenário das Aparições e do Jubileu de 150 de presença Espiritana em Portugal, a LIAM celebra 80 anos de existência. É uma ocasião para recordar as intuições fundantes do movimento, mas também para renovar o compromisso e as estruturas.

Depois da oração inicial, a Presidente cessante, Silvina Martins, do núcleo de Braga fez uma breve avaliação da missão realizada neste último triénio. De seguida, o P. Tony Neves falou sobre o Jubileu dos 150 anos dos Espiritanos em Portugal, sublinhando a Nota Pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa a este propósito e a inspiração dos fundadores do movimento, naquele mesmo lugar, bem na linha do modelo de Igreja “em saída” tão encorajado pelo Papa Francisco. O P. Tiago Barbosa, falou, depois, sobre o 80º aniversário da LIAM, como ocasião para celebrar e renovar.

Houve ainda tempo para refletir em grupos sobre como a vivência do Ano da Misericórdia pode continuar a inspirar a missão do movimento. A manhã terminou com a celebração da Eucaristia.

Durante a tarde, procedeu-se à eleição da nova Direção do Conselho Nacional. Para presidente foi eleita Marta Fonseca, do núcleo do Carregado, para vice-presidente a Laura Borges, do núcleo de Mirandela, e para secretária a Graça Moreira, do núcleo de Brandara. O P. Tiago Barbosa, novo Assistente Nacional, nomeado pelos Espiritanos, completa a Direção. Do Conselho Nacional fazem também parte todos os membros dos Conselhos Diocesanos e Regionais, os Assistentes Diocesanos, o Administrador da Animação Missionária Espiritana e o Animador Espiritano das Vocações a nível nacional.

Obrigado a todos aqueles e aquelas que serviram na Direção da LIAM no último triénio. E que o Espírito Santo inspire a nova equipa a ajudar todos os membros a caminhar “Alegres na Missão”, tal como convida o mote escolhido para o 80º aniversário do movimento, no seguimento das intuições e visão dos seus fundadores.

P. Tiago Barbosa (Assistente Nacional), Marta Fonseca (Presidente), Laura Borges (Vice-Presidente), Graça Moreira (Secretária) e P. Nuno Rodrigues (Administrador)

Últimas

O pão da esperança

29º Domingo do Tempo Comum. O Dia Mundial das Missões que hoje celebramos é ocasião propícia para...

Nossa Senhora do Caminho

Foi pelas pantufas da Irmã Lúcia que cheguei às chuteiras do Nuno Gomes. Mas o que é que uma coisa...

Educar na fé

20. A história do Beato Daniel Brottier, contada pelo P. Agostinho Tavares.

O banquete

O nosso jeito de celebrar os acontecimentos mais importantes da nossa vida pessoal, familiar e...

Outubro missionário

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões tem como tema “A Missão no coração da fé...

Com Maria, Missão de Paz

Este Guião Missionário vai pôr o nosso coração a bater ao ritmo do coração da Deus e da Igreja que o...