A Pastoral das Grandes Cidades

Livro novo, de Lluís Martínez Sistach. Como dar resposta pastoral aos desafios que são lançados á Igreja pelas grandes cidades, com milhões de pessoas?

O Arcebispo de Barcelona (agora emérito) participou no conclave que viria a eleger o Papa Francisco. Levava consigo uma enorme preocupação: como dar resposta pastoral aos desafios que são lançados á Igreja pelas grandes cidades, com milhões de pessoas? Partilhou muitas ideias e preocupações com o Cardeal Bergoglio, ele mesmo também envolvido na reorganização das estruturas e dinâmicas de evangelização em Buenos Aires. Eleito Papa, sugeriu ao Cardeal Sistach que avançasse com algo que ajudasse as grandes cidades a construir projetos de pastoral que respondessem à sua dimensão e contexto.

Assim se organizou um Congresso em Barcelona em duas etapas. Numa primeira, foram convidados especialistas nas áreas da sociologia, da pastoral e da teologia. Numa segunda etapa, reuniram-se pastores idos do mundo inteiro, com vontade de descobrir novos caminhos para as grandes cidades onde coordenam o anúncio do Evangelho.

O Papa Francisco convocou para Roma os participantes deste Congresso e estimulou-os a continuar com esta reflexão e com a aplicação no terreno das novas orientações pastorais que ali foram ganhando corpo.

Surge agora em português o fruto desta reflexão, útil para todos quantos se preocupam com grandes aglomerados de povo onde a pastoral nascida em contextos rurais já não se adaptam nem atingem o objetivo de uma evangelização integral.

Últimas

III Missão Faz-te Bem

Jovens Sem Fronteiras de Godim realizaram festa de angariação de fundos para o Projeto Ponte, a...

Missão.Come’17

Em dia de Portugal, os JSF de Lordelo (Paredes) decidiram trazer um pouco de África à cidade, em...

JSF unidos com Maria

Os Jovens Sem Fronteiras da Foz do Sousa acolheram a região Douro para uma tarde de atividades,...

Uma vontade cega

Uma comédia dramática, com realização de Marc Rothemund e argumento de Oliver Ziegenbalg.

Em paz e em missão

O grande problema da Igreja hoje é que vivemos um cristianismo sonolento, acomodado e instalado que...