A Palavra de Deus: rezar com S. Mateus

O novo livro do P. Eurico Azevedo ajuda-nos a compreender melhor o Evangelho Missionário de Mateus, e ajuda o CEPAC também.

O P. Eurico Azevedo, após alguns anos de professor nos Seminários Espiritanos e Assistente da Ação Católica, partiu para a Alemanha onde acompanhou comunidades de expressão portuguesa no norte do país (Dioceses de Osnabruck, Hildesheim e Hamburgo).

A preocupação bíblica acompanhou toda a sua vida de padre e, por necessidade pastoral, foi trabalhando os Evangelhos para os anunciar às pessoas confiadas ao seu cuidado pastoral.

Com o andar dos tempos e respondendo a necessidades de formação bíblica, publicou alguns cadernos bíblicos que, dada a qualidade e a importância pastoral, mereciam outro tratamento gráfico. Regressado a Portugal e com mais disponibilidade de tempo, o P. Eurico dedicou-se a cuidar mais destes trabalhos bíblicos, encontrando nas MAAES (Memórias dos Antigos Alunos do Espírito Santo) e na LIAM o incentivo para a publicação editorial.

Sai agora a público o primeiro livro, dedicado ao Evangelho de S. Mateus, que o autor considera o Evangelho Missionário por excelência. Começa por uma longa introdução ao Novo Testamento e, a partir daí, apresenta uma análise integral do texto de Mateus. A parte final da obra é dedicada à Oração.

O Concílio Vaticano II tem direito às páginas finais, a partir da convicção do autor de que a última edição do Evangelho de S. Mateus são as quatro ‘encíclicas’ do Vaticano II.

Por opção solidária do autor e dos editores, tudo quanto este livro beneficiar será entregue ao Centro Padre Alves Correia (CEPAC), uma Instituição de Solidariedade Social que acompanha e apoia imigrantes em Lisboa.

Últimas

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...