80 anos da LIAM em Leiria/Fátima

Como não podia deixar de ser, o Santuário de Fátima foi o lugar escolhido para a LIAM da região celebrar os 80 anos do Movimento.

Tudo se realizou no passado dia 27 de Maio, quase que repetindo o que aconteceu em 1937 no Santuário de Fátima. Renuímo-nos na Capelinha das Aparições junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima e aí rezamos um terço missionário que nos fez dar a volta aos cinco continentes do mundo, pedindo e confiando à Virgem de Fátima todos os nossos irmãos espalhados pelo mundo, pois a nossa igreja é verdadeiramente universal e missionária. No fim os liamistas presentes renovaram a sua Consagração a Nossa Senhora de Fátima.

De seguida dirigimo-nos para a Basílica da Santíssima Trindade onde participamos na habitual eucaristia das 11.00h. Uma grande Assembleia de fiéis sobretudo vindos de Espanha e de França. Em comunhão de irmãos, celebramos a mesma e única fé.

A parte da tarde foi toda ela passada na mata do Seminário do Verbo Divino. Aí houve espaço para muita animação. Iniciamos por partilhar os nossos almoços onde a variedade de comida não faltou. Estiveram connosco um grupo de acordeonistas que nos ajudaram à festa. Houve dança e bastante alegria. Fez-se uma meditação sobre as Aparições de Fátima pelo grupo dos Pousos e um belo teatro sobre a vida dum rico e dum pobre pelo grupo do Caneiro.

Ainda houve tempo para cantarmos os parabéns à LIAM e comermos um pedaço de bolo. E ainda quiseram lembrar o aniversário do Animador Missionário, Pe. Nuno. Não fomos para casa sem fazer uma breve oração conclusiva.

A LIAM da Diocese de Leiria – Fátima tem ainda muito a crescer e a solidificar. Acreditamos que, confiados à Virgem de Fátima e ao Espírito Santo conseguiremos Mais e Melhor.

Últimas

Católicos, mesmo?

A verdadeira ‘aldeia global’ é-nos proposta por Deus sob a forma de “casa de oração”, pois é pela...

Férias culturais

No período de férias proponho um passeio cultural com a família à Villa Romana de Pisões, situada na...

Deus desconcertante

19º Domingo do Tempo Comum. É importante que, num tempo em que somos constantemente bombardeados por...

É proibido reclamar

Este foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco quando iniciou as suas férias de verão.

Bem-vindos ao Planalto

Ouvi estas palavras há precisamente 20 anos. O planalto é o angolano. Zona fértil, que se eleva a...