Animados pela esperança

Será que actuamos com sentido de esperança? Será que acreditamos que poderemos fazer mais e melhor? Será que conseguimos projectar a acção pastoral para além do hoje? Ou vivemos em função do passado? Dos acontecimentos gloriosos. O argumento que “antigamente é que era bom” é o...

Vocação à santidade

A verdadeira santidade tem pouco a ver com uma espiritualidade angelizante ou espiritualizante, traduzida em "almas puras": ela transforma o nosso ser, em todas as suas dimensões, em morada da Santíssima Trindade: "o templo de Deus é santo, e vós sois esse templo".

Jesuítas.pt

Antes ou depois de ver o filme "Silêncio", vale a pena investigar um pouco mais da vida dos missionários jesuítas no seu site www.jesuitas.pt

Circunstâncias

Sintamo-nos todos convidados a ir até á cozinha do P. João Aguiar e conversar com ele sobre as circunstâncias da sua vida que o fazem reflectir, rezar e partilhar connosco o que vive, sente e reza.

O ano novo das árvores

Como nos ensina o calendário judaico, em 2017 não celebramos o velho ano dos frutos passados mas o novo da colheita futura.

Que fizeste do teu irmão?

"O doente e o incapacitado não deixaram de ter força, nem braços, nem voz, muito menos direitos e, sobretudo, necessidades."

A medida alta

Porquê contentarmo-nos com os horizontes tão reduzidos de quem se limita a rastejar na vida?

Duas referências

António Guterres convida-nos à atitude de um olhar mais aberto sobre a diversidade do mundo; o P. José Manuel Sabença à alegria, o otimismo e a prontidão na entrega.

Um silêncio ensurdecedor

«Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.» Oscar Wilde

100 anos de histórias, com Deus "sempre presente"

No seu 100º aniversário, o Ir. Tomás fala à Arquidiocese de Braga sobre o seu percurso como espiritano, sem deixar de falar no futuro.