Papa Francisco chorou com os Rohingya

O Papa visitou o Mianmar e o Bangladesh, de 27 de Novembro a 2 de Dezembro, para celebrar os 500 anos da chegada dos missionários portugueses, idos de Goa. Mas a crise humanitária criada pela perseguição da etnia Rohingya acabou por se tornar tema central. O Papa fortaleceu as comunidades católicas minoritárias, elogiou o papel da Igreja a favor do pobres, denunciou as atrocidades cometidas, apelou ao diálogo inter-Religioso e abraçou os Rohingya.

Read more

Formação de novos líderes

O Centro Catequético de Fátima acolheu, a 2 e 3 de Dezembro, o I Curso de Formação para novos Líderes da LIAM. Com a renovação em curso, impunha-se um esforço de capacitação dos animadores para o exercício da liderança nos grupos. Participaram uma centena de Liamistas, vindos de todo o país e, pela primeira vez, houve gente vinda do arquipélago dos Açores.

Read more

Uma súplica roxa

Dizem que morreu novo, mas eu sempre o conheci velho. A ele e aos seus escritos. Ninguém, com menos de 120 anos, pode retratar a condição humana com o realismo, a inquietação e a comicidade como ele o fez. Lembrei-me dele por causa do Advento e das preces que repetimos sem saber o que estamos a pedir.

Read more

A chave

Num tempo em que se multiplicam as tiranias, quantas vezes camufladas em roupagens atraentes e sedutoras, só com Cristo poderemos ser verdadeiramente independentes para nos pormos amorosamente ao serviço dos outros. Mas, não se trata apenas de fazer o bem – é preciso fazer bem o bem. Para ser obra de misericórdia, o bem precisa de ser feito com o coração.

Read more

Viver em Missão… Sempre!

Ser Igreja em saída, vivendo a nossa condição de discípulos missionários em permanente estado de missão desafia-nos, como diz a mensagem do Dia Mundial das Missões 2017, a «sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho», isto é, a estarmos atentos ao meio que nos rodeia.

Read more

20. Proteger a Terra, amar os Pobres

S. Francisco é o ‘exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade (…). Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados (…). Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior’

Read more

Incêndios florestais: uma questão de justiça e de paz?

“Não pode suceder outra vez (…) que a emoção de momentos como este seja rapidamente esquecida e que a reflexão sobre as causas estruturais que levam a que os incêndios provoquem em Portugal danos até maiores do que em países com condições climatéricas idênticas também não se prolongue para além destes momentos e não se traduza urgentemente em ações concretas.” (Comissão Nacional Justiça e Paz)

Read more

Pentecostes jubilar em Braga

Em Ano Jubilar dos 150 anos de presença em Portugal, os Espiritanos no norte do país também celebraram o Pentecostes de forma solene, em comunhão com a Igreja local, muitos amigos e membros da família espiritana. O local escolhido, foi o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, a uns escassos 500 metros do antigo Colégio do Espírito Santo – aquela que é considerara a “Casa Mãe” dos Espiritanos em Portugal. Confiscado na revolução de 1910, o edifício funciona agora como a Escola Secudária Sá de Miranda.

Read more

Um Pentecostes cheio de Missão

O Seminário da Torre da Aguilha vestiu-se de festa neste Pentecostes. Foi um Pentecostes Jubilar porque integrado na celebração dos 150 anos do início da Missão dos Espiritanos em Portugal. Ali se encontrava toda a diversidade da Família Espiritana: Padres, Irmãos, Irmãs, Leigos Associados, Fraternidades, Voluntariado, Famílias, benfeitores, funcionários, LIAM, JSF, MOMIP, ASES, Solsef, CEPAC.

Read more

19. A coragem do diálogo

A Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” aponta a tristeza individualista como o grande risco do mundo atual. Por isso, para vencer o individualismo estéril, cada página nos convida à saída e ao encontro fecundo. Neste sentido, o caminho frequentemente apresentado é o do diálogo sincero e verdadeiro: a nível pessoal, familiar, pastoral, com os estados, com a sociedade, com o mundo da cultura e da ciência, com os outros crentes.

Read more

14. Obras de Misericórdia – Espirituais

As «obras de misericórdia espirituais» devem ter surgido a partir da interpretação alegórica do capítulo 25 de Mateus por parte de Orígenes: as obras aí indicadas têm um valor «material», mas também «espiritual». Entre outros escritos, esta dupla dimensão material e espiritual das obras de misericórdia é expressa por Santo Agostinho através do binómio «dar…

Read more