Papa Francisco chorou com os Rohingya

O Papa visitou o Mianmar e o Bangladesh, de 27 de Novembro a 2 de Dezembro, para celebrar os 500 anos da chegada dos missionários portugueses, idos de Goa. Mas a crise humanitária criada pela perseguição da etnia Rohingya acabou por se tornar tema central. O Papa fortaleceu as comunidades católicas minoritárias, elogiou o papel da Igreja a favor do pobres, denunciou as atrocidades cometidas, apelou ao diálogo inter-Religioso e abraçou os Rohingya.

Read more

Formação de novos líderes

O Centro Catequético de Fátima acolheu, a 2 e 3 de Dezembro, o I Curso de Formação para novos Líderes da LIAM. Com a renovação em curso, impunha-se um esforço de capacitação dos animadores para o exercício da liderança nos grupos. Participaram uma centena de Liamistas, vindos de todo o país e, pela primeira vez, houve gente vinda do arquipélago dos Açores.

Read more

Uma súplica roxa

Dizem que morreu novo, mas eu sempre o conheci velho. A ele e aos seus escritos. Ninguém, com menos de 120 anos, pode retratar a condição humana com o realismo, a inquietação e a comicidade como ele o fez. Lembrei-me dele por causa do Advento e das preces que repetimos sem saber o que estamos a pedir.

Read more

A chave

Num tempo em que se multiplicam as tiranias, quantas vezes camufladas em roupagens atraentes e sedutoras, só com Cristo poderemos ser verdadeiramente independentes para nos pormos amorosamente ao serviço dos outros. Mas, não se trata apenas de fazer o bem – é preciso fazer bem o bem. Para ser obra de misericórdia, o bem precisa de ser feito com o coração.

Read more

Viver em Missão… Sempre!

Ser Igreja em saída, vivendo a nossa condição de discípulos missionários em permanente estado de missão desafia-nos, como diz a mensagem do Dia Mundial das Missões 2017, a «sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho», isto é, a estarmos atentos ao meio que nos rodeia.

Read more