Julho 2016

Ação Missionária aposta na espiritualidade

Julho começa sempre com a grande Peregrinação a Fátima da família Espiritana. A 2 e 3, todos os caminhos vão dar à Cova da Iria.

Neste mês, a grande aposta vai para o Centro Espírito Santo e Missão (CESM), a funcionar no Seminário da Silva em Barcelos. O diretor, P. Eduardo Miranda Ferreira, conta a história e partilha o muito que ali tem acontecido nos últimos tempos.
Pelo mundo, os acontecimentos vão marcando a história. Os mais ricos do mundo estiveram em Hiroshima onde, em 1945, os americanos largaram uma bomba atómica. Esperava-se um pedido de desculpas de Barak Obama, mas não!

O Papa Francisco visitou a sede do Programa Alimentar Mundial em Roma. Foi lá dizer que um mundo que deixa morrer cidadãos à fome é muito desumano. Há que reinventar formas de solidariedade e fraternidade.

Com muitas Missões de verão á vista, a LIAM, os JSF, o MOMIP multiplicam iniciativas solidárias para financiar missões e projetos. Muita criatividade á solta por esse país fora!

O P. Joaquim Carreira acolheu, em Roma, durante a 2ª Guerra Mundial e a ocupação nazi, judeus e outros perseguidos, salvando-lhes a vida. Algumas destas histórias corajosas são narradas no livro ‘A Lista do P. Carreira’, uma investigação de António Marujo.

E muito mais há neste número de Julho, às portas das férias. No top da primeira página já se acena para a celebração dos 150 anos da chegada dos primeiros Espiritanos a Portugal.

Boa Peregrinação a quem puder ir a Fátima. Boas férias para quem as tiver já. Tudo de bom, para todos!