Missão, Comunidade

Com 313 anos de existência como Congregação do Espirito Santo sob a proteção do Imaculado coração de Maria, celebramos, em 2017, os 150 anos da fundação da Província Portuguesa. 

A Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo celebra, no ano de 2017,  os 150 anos de fundação, o que acontece um ano depois dos primeiros missionários espiritanos franceses terem sido enviados para Angola, em 1866. A urgência da evangelização e a  falta de missionários estão assim na origem da Congregação em Portugal. A Missão é o motivo principal e a força dinamizadora que ao longo destes 150 anos ergueu seminários, formou centenas de missionnários para enviar pelo mundo, entusiasmou milhares de leigos com a missão ad gentes, suscitou iniciativas de solidariedade e comunhão. Por isso, em nome da Congregação, congratulo-me com todos vós, membros da família espiritana em Portugal, pela herança que recebestes, carregada de tanta entrega e abnegação, e cuja vida e missão fazem parte das mais belas páginas da história da nossa Congregação missionária.

Neste ano de 2017 damos continuidade ao plano de animação da Congregação destacando, na linha dos nossos fundadores Cláudio Poullart des Places e do Venerável P. Francisco Libermann,  a importância vital da vida comunitária. Por isso vos desejo que a celebração do centésimo quinquagésimo aniversário seja uma oportunidade para renovar o entusiasmo missionário da Província e para continuar a encontrar formas de diálogo, participação e animação da vida comunitária  como testemunho de comunhão que hoje  nos é pedido pela Igreja e pelo mundo. 

A Congregação regozija-se com todos vós e espera que a docilidade ao Espírito Santo vos faça sempre mais e melhor alegres na Esperança. 

Fraternalmente, na comunhão do Espírito,

P. John Fogarty, Superior Geral